Marketing sensorial como elemento de venda

O marketing sensorial como elemento de venda é a capacidade de estimular o consumo a partir dos cinco sentidos, o olfato, o paladar, o tato, a visão e a audição.

Marketing sensorial como elemento de venda defende que uma marca teve sua exploração por meio da construção de um vínculo emocional com o cliente, utilizando-se dos sentidos para atingir tal objetivo.

De tal modo, a Visão é o sentido mais explorado dentro do marketing sensorial como elemento de venda, sendo a área do Visual Merchandising na construção de espaço que agradem ao público e o façam consumir mais, assim, este é muito importante para despertar o interesse do cliente em entrar na sua loja.

A audição é a segunda forma mais utilizada no marketing sensorial como elemento de venda, através dela, é possível criar o vínculo entre a marca, o cliente e um estilo de música particular. Em alguns casos, este sentido é explorado através de Spot (propaganda falada), no entanto, esta forma deve ser utilizada com ressalvas e moderada, para não agredir o cliente.

O tato é utilizado no marketing sensorial como elemento de venda através do contato direto com o produto, ou seja, textura, formato, temperatura, ergonomia e etc. A área responsável pelo design de produtos é o responsável por observar quais os principais aspectos que os clientes observam e como aplicar no produto.

O Olfato tem ganhado espaço no cenário brasileiro com o advento de algumas empresas que desenvolvem e aplicam a identidade olfativa. É importante observar quais empresas tem real capacidade de desenvolver uma fragrância que exprima o objetivo da marca e cumpram as exigências legais. Além disso, é importante analisar as ferramentas de aplicação (manual, aerosol, ar condicionado).

O paladar é o sentido menos utilizado no marketing sensorial como elemento de venda, isso se dá pela dificuldade em alinhar o objetivo da loja (vender) como algo que possa tirar o foco do cliente, no entanto, o famoso cafezinho é ação prática do paladar dentro do marketing sensorial como elemento de venda.

O mais importante do marketing sensorial como elemento de venda é aplicar a estratégia que seja conveniente ao bolso, ao objetivo da empresa ao público alvo, se não você só gastará dinheiro.

A Olyra é uma empresa que atua no segmento de consultoria de Marketing Sinestésico, ou seja, a utilização das ferramentas do marketing sensorial como elemento de venda com as técnicas do Marketing tradicional e tem como resultado atenuar a experiência de consumo e aumentar os resultados. Entre em contato pelo número da página e solicite uma visita da nossa equipe técnica para maiores detalhes.


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