Quem está em busca de melhor sua qualidade de vida precisa conhecer os benefícios da aromaterapia. Nosso objetivo neste conteúdo é pontuar quais são eles e como atuam para trazer redução de problemas que tanto o corpo como a mente sofrem.
A aromaterapia já vem sendo usada ao longo do tempo, pois a prática já foi registrada em civilizações como:
- China
- Índia
- Roma
- Itália
- Egito
- Grécia
Esses povos utilizam na área da cosmética e também com o objetivo de promover a cura espiritual, mas o tempo passou e foi durante o século XX que a aromaterapia foi submetida a uma estruturação e a utilização dos óleos passou a ser um sistema usado de forma terapêutica.
No SUS, a aromaterapia já é classificada como uma terapia complementar e a Associação Brasileira de Medicina Complementar reconhece como um tratamento que oferece cura por meio do uso do olfato e aliadas aos elementos que são extraídos das plantas.
Mas o que é a aromaterapia?
Antes mesmo de saber quais são os benefícios da aromaterapia, é fundamental entender que o é essa terapia que vem crescendo ao longo dos últimos anos. Apesar do nome sugerir que o tratamento se dá apenas por meio do cheiro, resultando na promoção da saúde e no combate a doenças, o tratamento não se restringe apenas a isso.
A ideia da aromaterapia começou a ser difundida no século XX quando o químico René Gattefossé, da França, utilizou e obteve cura com o óleo de lavanda em uma queimadura. Com esse resultado, a ideia do tratamento começou a ser mais popular e foi se confirmando a partir de novos experimentos.
O médico também francês, Jean Valnet, fez uso de óleos que eram 100% puros e que foram extraídos de plantas, e descobriu que eles tinham o poder de atuar como:
- antivirais
- antissépticos
- antifúngicos
- antibacterianos
Assim, devido ao sucesso e aos estudos que comprovaram a eficácia, a Organização Mundial da Saúde também reconheceu a aromaterapia como uma terapia alternativa.
Conheça os benefícios da aromaterapia
Agora, vamos listar os benefícios da aromaterapia. Vamos pontuar as vantagens que as pessoas têm no seu uso pessoal e, ainda, como as empresas podem se beneficiar dela em diferentes situações.
Combate os distúrbios
As pessoas que sofrem com problemas como a ansiedade, insônia, têm dificuldade para dormir, falta de disposição, podem contar com a ajuda do óleos essenciais, pois eles atuarão auxiliando nessas situações.
Muitas pessoas até conseguem dormir, mas elas não têm um sono de qualidade e entre os benefícios da aromaterapia está a atuação na promoção de um sono que seja revigorante e de qualidade.
Auxilia na criação de defesas naturais do corpo
Aqueles que têm problemas de imunidade também podem recorrer à aromaterapia, pois o uso adequado dos óleos faz com que esse problema seja amenizado.
Tratamento de doenças respiratórias
Os óleos essenciais ainda podem ser usados no tratamento de pessoas que sofrem com a incidência de doenças respiratórias e alérgicas. Há óleos próprios para o tratamento de asma, sinusite e rinite, por exemplo.
Combate dores musculares, aumenta a disposição e concentração
As pessoas que sofrem com as tão temidas dores musculares podem fazer uso da aromaterapia. Além do combate a esses incômodos, ela ainda atua promovendo a disposição, com isso a pessoa terá mais disposição para praticar atividades físicas.
Outro ponto positivo que a aromaterapia promove é a melhoria da concentração e do foco, algo que muitas pessoas têm dificuldade em conseguir.
Promoção do bem-estar dos colaboradores
Os benefícios da aromaterapia também podem ser sentidos e inseridos no mundo corporativo. Ela tem o poder de fazer com que os profissionais trabalhem em um ambiente que seja:
- mais agradável
- positivo
- relaxante
Como consequência, os trabalhadores terão maior comprometimento com a empresa, maior calmaria para resolver as diferentes situações e serão mais felizes.
Sem contar que com tudo isso, a empresa ainda sai beneficiada, porque um ambiente positivo faz com que as pessoas não fiquem doentes e nem ausentes, contribuindo assim para o sucesso do estabelecimento comercial.
Marcas vendem mais e clientes vão ser fiéis
Quando se tem um cheiro agradável, as pessoas ainda têm maior prazer em permanecer mais tempo na loja e o aroma específico fará com que as pessoas olhem com mais atenção e busquem observar a riqueza de detalhes e/ou a qualidade do que está sendo comercializado.
Assim quem já está lá terá maior disposição para adquirir não apenas um, mas vários produtos, se transformando em um cliente fiel.
Sem contar que como o cheiro promove essa experiência especial, é natural que a pessoa que viveu isso queira contar para os demais fazendo com que mais pessoas passem a frequentar a sua loja e a comprar.
Como usar a aromaterapia?
A inalação é a forma mais comum quando falamos em aromaterapia. Para isso, o indicado é pingar algumas uma ou duas gotas na mão e inalar aquele aroma. Essa ação é considerada como a mais eficiente.
A aromaterapia ainda pode contar com o auxílio dos difusores, porque assim os aromas personalizados são difundidos de forma eficiente. Assim, é comum ver o difusor nos diferentes cômodos de casa, em consultórios, lojas e escritórios.
É comum ainda ela ser usada em banhos, basta a pessoa pingar algumas gotas, deixar a água correr e logo iniciar ou até mesmo em uma massagem.
Olyra garante todos os benefícios da aromaterapia
Agora que você já conhece todos os benefícios da aromaterapia, entre em contato com a equipe Olyra, pois nosso time está pronto para garantir que você em casa e/ou empresa usufrua de todos eles.
Isso é possível, porque somos uma empresa pronta para criar identidades olfativas especiais utilizando tecnologia e ingredientes de ponta. Assim, nossos clientes têm experiências olfativas que são únicas e que dão todo o resultado esperado. Quer saber mais sobre os temas que envolvem a aromaterapia? Confira o nosso blog!