Uma estadia agradável é essencial para fidelizar os hóspedes, e o cheiro de hotel é o segredo para cativar ainda mais os seus visitantes. Se você é proprietário(a) de um hotel ou pousada, acompanhe nossas dicas para aplicar as melhores técnicas do marketing olfativo no seu negócio.
Como escolher o melhor cheiro de hotel
No processo de escolha da fragrância para as dependências do seu hotel você deve considerar, principalmente, qual sensação deseja transmitir aos seus hóspedes já no primeiro impacto da experiência.
Se você planeja investir na aromatização de ambientes desde o saguão do seu hotel, por exemplo, é interessante pensar em uma combinação de fragrâncias para criar uma atmosfera diferente em cada um dos espaços, variando os aromas e experimentando qual se encaixa melhor na proposta.
A importância de aromatizar os ambientes de um hotel
O olfato e as memórias olfativas são capazes de despertar sensações diversas nas pessoas, principalmente as sensações positivas que estão gravadas em nosso subconsciente. Ao sentir um aroma familiar, podemos ser imediatamente transportados para momentos felizes da nossa história, como a infância.
Além de remeter às boas lembranças, os aromas influenciam diretamente nos nossos sentimentos. Existem fragrâncias que ajudam na concentração, ânimo e disposição e também as fragrâncias que transmitem tranquilidade e aconchego.
Pense: qual sentimento você deseja despertar nos seus hóspedes?
Criando uma identidade através do cheiro de hotel
Você já sabe que os aromas são elementos essenciais para causar uma boa impressão e deixar a estadia dos seus visitantes ainda mais especial, mas como criar uma identidade através da experiência olfativa?
Diversos aspectos devem ser levados em consideração, como por exemplo, o estilo do seu hotel, a decoração e a localização. Por exemplo, um hotel localizado em uma cidade litorânea e veranista, próximo à praia, o ideal é que você opte pelas fragrâncias mais cítricas e vibrantes. O Limão, a Laranja e o Grapefruit são ótimas opções, repletas de energia e vitalidade, com a cara do verão!
Se você possui um hotel luxuoso e requintado, as essências marcantes são a escolha perfeita para impactar hóspedes que buscam por charme e requinte.
O cheiro de hotel varia de acordo com a estrutura e o estilo de cada estabelecimento, e as opções de aromas para perfumar cada ambiente são várias. Misture, experimente e veja a que mais se adequa com o que você busca transmitir. Separamos algumas dicas de fragrâncias universais que podem ajudar você a aromatizar o seu hotel, confira:
Cheiro de hotel de praia
Algumas das fragrâncias mais utilizadas para os hotéis praianos, sejam eles mais intimistas ou até mesmo os resorts “pé na areia” são:
- Coco
Aroma tropical, refrescante e praiano que transmite uma sensação única de relaxamento.
- Cítricos
As fragrâncias cítricas são frescas e energizantes. Combinam muito bem com o frescor da praia e a brisa do mar.
- Menta
Conhecida por ser uma fragrância refrescante e revigorante, promove a sensação vibrante de movimento e bem-estar.
Cheiro de hotel de luxo
Para marcar a experiência dos hóspedes de um hotel luxuoso através do olfato, aposte nas seguintes opções:
- Rosas
Outra opção de aroma floral, o cheiro de rosas é suave e romântico, proporcionando uma sensação imediata de conforto e acolhimento. Aposte nessa opção para os quartos de Lua de Mel!
- Sândalo
É um aroma amadeirado, quente e sofisticado. O Sândalo também ajuda a trazer calma e tranquilidade para o ambiente.
- Baunilha
A Baunilha costuma ser adorada por todos por ser uma fragrância doce e bastante acolhedora. O perfume da baunilha oferece um toque especial de luxo e otimismo.
Cheiro de hotel de campo
Para proporcionar uma estadia aconchegante aos seus hóspedes que escolheram passar as férias em contato com a natureza, as fragrâncias ideais são:
- Lavanda
A Lavanda é um aroma herbal e floral, que proporciona sensação de tranquilidade, leveza e relaxamento.
- Cedro
O cedro é amadeirado e terroso, remete bastante à natureza e ajuda a intensificar o aconchego do ambiente campestre.
- Alecrim
Fresco e universal, o alecrim é um aroma rústico e energizante. Perfeito para apurar a experiência olfativa em contato com a natureza.
- Canela
Uma fragrância quente e acolhedora que ajuda a criar um ambiente repleto de conforto.
As fragrâncias mais procuradas para cheiro de hotel
Proporcionar uma estadia memorável nos hotéis através da aromatização de ambientes é uma missão bastante importante. Para facilitar o seu processo criativo de identidade olfativa, você pode se inspirar em outros estabelecimentos. Atualmente, os aromas mais utilizados pela maioria dos hotéis no Brasil são a Lavanda, o Sândalo e os Cítricos.
A dica da Olyra é que você busque criar sua própria essência, combinando fragrâncias que harmonizem bem. Isso fará com que o cheiro do seu hotel seja exclusivo e marcante. Para ajudar você nessa construção, conte com a nossa consultoria olfativa.
Aromatização dos quartos de hotel
Os difusores de varetas são excelentes opções se você deseja manter os quartos do seu hotel sempre bem perfumados. Você pode explorar combinações de fragrâncias seguindo as nossas dicas para aplicá-las na aromatização dos seus quartos. Não tenha medo de testar até encontrar o aroma perfeito para o seu quarto de hotel.
Como deixar as roupas com cheiro de toalha de hotel?
Para manter o perfume no ambiente por mais tempo ou aromatizar toalhas, lençóis e fronhas, você pode utilizar home sprays da sua fragrância favorita. Algumas borrifadas após a lavagem e secagem já são suficientes para deixar qualquer tecido cheiroso.
Acompanhe mais dicas sobre como manter o perfume por mais tempo em seus ambientes no nosso blog.
Aromatizando o seu hotel com a Olyra
Conte com a ajuda da Olyra para tornar a experiência de hospedagem dos seus visitantes ainda mais agradável e satisfatória, marcada positivamente pelo poder sensorial que o olfato possui.
Somos referência em Marketing Olfativo e nossas fragrâncias, máquinas e óleos essenciais foram cuidadosamente desenvolvidos para proporcionar ao seu estabelecimento a melhor experiência na criação e consolidação de uma identidade olfativa.
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