Comprar um carro seminovo pode até ser um bom negócio, mas a sensação de entrar em um 0 km recém-comprado é inexplicável. Não há nada como o cheiro de carro novo. Você provavelmente não chamaria de cheiro fresco, mas é definitivamente um cheiro não utilizado.
A não ser para a neurociência. Segundo Vanessa Clarizia, professora e especialista em neurociência aplicada ao mercado, “a estratégia dos últimos dez anos foi apostar no marketing sensorial”, ou seja, estimular o consumidor por meio de experiências envolvendo os sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato.
Quando se trata de carro, as montadoras podem facilmente apelar para os dois primeiros, já que design e conforto são decisivos na hora da compra.
Por que o cheiro de carro novo é tão valorizado?
O cheiro de carro novo é tão valorizado pelos clientes que algumas montadoras contam com uma equipe exclusiva para isso. Os osmólogos, especialistas em aromas, fazem a avaliação do “cheiro de carro novo”.
O “perfume” não pode ser nem muito fraco e nem muito forte para receber aprovação dos especialistas. Há fábricas que vão além e conseguem prolongar esse aromatizante para carros por meses, graças a esses profissionais.
No entanto, as marcas também investem pesado no olfato. Por isso mesmo, não fique chocado ao saber que o famoso cheirinho de carro novo é uma mentira. Ou melhor, é fabricado sob medida, como um perfume.
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