Logo Olyra Marketing Olfativo
Por que investir na aromatização de ambientes

Por que investir na aromatização de ambientes?

Você sabe o que é aromatização de ambientes? 

Imagine que você sinta um aroma suave e relaxante assim que entra em uma loja. Isso faz com que você feche os olhos por alguns minutos para senti-lo mais profundamente. A experiência é tão agradável que dá vontade de ficar naquele local por mais tempo, não é?

A aromatização de ambientes tem o objetivo de produzir essa e outras sensações agradáveis nos clientes de um espaço comercial, por isso é tão utilizada por marcas que querem chamar a atenção dos clientes.

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura do post! 

O que é aromatização de ambientes?

A aromatização de ambientes pode ser definida como uma estratégia de marketing olfativo que deixa um espaço mais receptivo e agradável. O aroma é a primeira coisa que percebemos ao chegar em um local, antes mesmo de repararmos na decoração e nos produtos vendidos.

De fato, quando sentimos um cheiro que nos atrai, é normal ficar curioso para saber o que ele tem de tão especial. Se o cheiro é conhecido, nos lembramos dele imediatamente: cerca de 75% das nossas emoções estão relacionadas ao aroma detectado em um determinado momento. Nos lembramos com precisão de 35% dos cheiros sentidos ao longo da vida.

Quais as vantagens de investir na aromatização de ambientes?

Os aromas geram emoções e sentimentos que fazem com que os clientes se identifiquem com a marca. Além disso, garante com que eles a promovam para outras pessoas: é o famoso marketing boca a boca que ajuda na captação de clientes. 

As outras vantagens da aromatização de ambientes são as seguintes:

Melhora o posicionamento da marca

Marcas como Levi ‘s, Chili Beans e Morena Rosa têm uma fragrância marcante e facilmente reconhecida pelos clientes. Isso se deve a aromatização de ambientes, estratégia que visa construir uma relação afetiva entre um determinado aroma e a marca.

Um bom exemplo é a Starbucks. A empresa libera em suas lojas um delicioso cheiro de café recém-coado que é imediatamente percebido pelos transeuntes, despertando o desejo de entrar e pedir um café.

Aprimora a experiência dos clientes

A aromatização de ambientes faz com que ao entrar em um espaço, o cliente se sinta bem. Essa sensação melhora a experiência de compra uma vez que os consumidores se sentem acolhidos e passam a se identificar com a marca e com o que ela representa.

Aumenta o tempo de permanência

Quando o cliente chega em um ambiente bonito, confortável e com aromatização de ambientes, seu desejo é ficar mais tempo no local usufruindo dessa sensação. Quanto mais tempo ele fica em um local, mais produtos ele experimentará, aumentando as vendas da loja.

Claro, em tempos de aquecimento global, lojas e empresas também precisam ser bem climatizadas.

Contribui para a fidelização

Quando vai a um centro comercial, você prefere visitar as marcas que mais gosta, certo? De fato, espaços onde os clientes se sentem acolhidos e proporcionam sensações de bem-estar são mais eficientes em fidelizá-los. 

Assim, eles retornam ao local com mais frequência para comprar seus produtos ou utilizar seus serviços.

Atrai novos clientes

Marcas que usam a aromatização de ambientes atraem a atenção dos consumidores. Isso faz com que eles entrem no estabelecimento para conhecê-lo melhor e testem os itens ali expostos.

Proporciona uma sensação de higiene

Lojas perfumadas transmitem uma sensação de limpeza e cuidado com clientes e funcionários. Essa sensação de higienização aumenta a confiança da pessoa no local, uma vez que mostra que tudo é feito com atenção, carinho e cuidado.

Melhora o desempenho dos colaboradores

Além de proporcionar boas experiências aos clientes, a aromatização de ambientes estimula a convivência e o bem-estar dos colaboradores. Também aumenta a produtividade e reduz conflitos, aumentando a empatia entre a equipe e os clientes.

Qual empresa pode investir na aromatização de ambientes?

Empresas de diversos setores podem utilizar a aromatização de ambientes para captar mais clientes e vender mais. Cabe ao empreendedor se conscientizar que é preciso oferecer boas experiências de modo a gerar reconhecimento de marca.

Nesse cenário, no entanto, o setor atacadista, e-commerces, joalherias, restaurantes, lanchonetes, academias, consultórios, centros de cuidados com a saúde, clubes de futebol e o setor hoteleiro se destacam por investir em uma estratégia de marketing olfativo para se destacar dos concorrentes.

Quer investir na aromatização de ambientes? Então, entre em contato com a Olyra e converse com um de nossos especialistas no assunto agora mesmo!