O que é marketing olfativo e quais as suas vantagens?

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O que é marketing olfativo: Difusor Olyra na bancada

O que é marketing olfativo e quais as suas vantagens?

O que a Melissa, a Amor em Pedaços e a Starbucks têm em comum? Todas essas marcas são referências quando falamos sobre o que é marketing olfativo.

As lojas da Melissa, por exemplo, têm cheiro de chiclete de tutti-frutti para cativar as consumidoras, principalmente as mais jovens. Já a Amor em Pedaços, rede de doces e bolos, é sempre lembrada pelo cheiro de chocolate com morango que aguça os sentidos de quem entra na loja. Outra empresa com cheiro característico é a Starbucks, franquia de bebidas à base de café, que utiliza o aroma da bebida de forma sútil para aumentar o desejo dos clientes.

Quer entender melhor o que é marketing olfativo e quais as vantagens dessa estratégia? Então, continue a leitura do post!

O que é marketing olfativo?

O que é marketing olfativo: Homem e mulher conversando ao lado de um balcão que tem um difusor encima.

O marketing olfativo aposta no uso de fragrâncias personalizadas para atrair e fidelizar clientes. Como você sabe, o olfato ativa memórias, promovendo experiências e sensações e relevantes.

Prova disso é que somos transportados para a nossa infância ao sentir cheiro de terra molhada ou de bolo de cenoura com calda de chocolate quente. 

Pesquisas sobre o tema comprovam a eficácia do que é marketing olfativo. Segundo a Focus in Future, ambientes aromatizados aumentam em 80% o desejo de compra dos clientes. Já um estudo realizado pela Universidade de Rockfeller (NY) concluiu que lembramos de 35% dos odores que sentimos, 5% das coisas que vemos e apenas 2% dos sons que ouvimos.

Assim, o marketing olfativo pode ser utilizado para destacar uma marca das concorrentes e despertar emoções positivas nos clientes.

Quais empresas mais se beneficiam do marketing olfativo?

Após entender o que é marketing olfativo, empresas de diferentes setores conseguem transformar a experiência do cliente por meio da aromatização. Veja onde a estratégia pode gerar mais resultados:

Salão de restaurante com mesas arrumadas e um difusor de aromas grudado em parede.
  • Varejo: Lojas de vestuário, calçados, presentes e eletrônicos utilizam aromas para aumentar o tempo de permanência do cliente e estimular as compras.
  • Hotelaria: Hotéis, pousadas e resorts apostam em fragrâncias marcantes para transmitir aconchego, limpeza e relaxamento, impactando o hóspede desde a chegada.
  • Gastronomia: Restaurantes e confeitarias usam aromas para apurar o apetite e criar conexões emocionais com o cliente.
  • Academias e espaços de bem-estar: Aromas energizantes promovem disposição, enquanto fragrâncias relaxantes ajudam na recuperação e no relaxamento.
  • Clínicas e consultórios: Salas de espera aromatizadas deixam os clientes mais relaxados enquanto aguardam atendimento.
  • Transporte: Ambientes de transporte, públicos ou privados, neutralizam odores desagradáveis, tornando o deslocamento mais confortável.
  • Instituições financeiras: O aroma certo pode transformar o atendimento em bancos e agências em uma experiência mais leve e receptiva.

Quais as vantagens do marketing olfativo?

Ao descobrir o que é marketing olfativo, várias empresas passaram a apostar nessa estratégia para usufruir dos seguintes benefícios:

1. Destaca a marca da concorrência

Apostar em uma essência personalizada fará com que os clientes reconheçam uma marca. Um bom exemplo é a Nutty Bavarian, franquia de Castanhas Glaceadas. De acordo com uma pesquisa da própria empresa, 66,77% dos clientes decidem comprar o produto após sentirem seu cheiro.

Além disso, pelo aroma os consumidores já sabem que logo encontrarão um quiosque da Nutty Bavarian.

2. Melhora a experiência de compra

Cheiro de pipoca amanteigada, grama cortada, jabuticaba. Quantas vezes você já ouviu que esses cheiros remetem a infância e nos deixa nostálgicos?

Ao focar no que é marketing olfativo, uma marca torna as interações com os clientes cheias de significado. O objetivo é fazer com que uma fragrância faça com que os produtos sejam lembrados de forma positiva.

3. Ajuda a fidelizar os clientes

Estímulos positivos criam memórias olfativa na mente dos clientes e produzem sensações positivas como alegria e relaxamento;

Promover experiências sensoriais únicas é essencial para fidelizar clientes. E quanto mais fiel for o seu público, maiores as chances dele prover a marca e falar para os amigos o quanto gostam dos seus produtos e serviços. É o famoso marketing boca a boca.

4. Aumenta o desejo

Utilizar fragrâncias com cheiro de frutas ou de cafés especiais despertam o apetite e incitam o consumo dos itens vendidos na loja.

Além disso, ao investir em uma fragrância única empresas de diversos setores deixam os funcionários mais motivados, o que se traduz em melhorias emocionais e na criação de um ambiente de trabalho amigável.

5. Aumenta o tempo de permanência

Segundo um estudo da Trygg Engen, marcas que sabem o que é marketing olfativo e usam essa estratégia corretamente fazem com que os clientes fiquem mais tempo na loja. Esse tempo traz inúmeros benefícios como o aumento do consumo e, portanto, do volume de negócios.

Além de um cheiro agradável, ter uma boa iluminação, um ambiente bonito, uma boa trilha sonora e em um volume adequado contribui para o cliente queira ficar mais tempo em um ambiente.

6. Conquista novos clientes

Uma fragrância agradável desperta a curiosidade dos clientes que ao entrar na loja acabam comprando um produto ou utilizando um serviço. Isso é claro, serve tanto para clientes novos como para os já fidelizados.

A empresa também pode desenvolver uma estratégia de marketing em torno desse aspecto, atribuindo aromas específicos para diferentes produtos.

Sentir o cheirinho de um carro novo, relembrar o primeiro amor, experimentar uma sensação de bem-estar ao sentir o cheiro de uma fruta, tudo isso resume o que é o marketing olfativo. A estratégia que aumenta o alcance da marca e faz com que ela se destaque da concorrência. Além disso, ajuda a aprimorar a jornada de compras do cliente.

Como implementar o marketing olfativo na sua empresa

Adotar o marketing olfativo na sua empresa exige planejamento, pesquisa e atenção aos detalhes. Siga este passo a passo para criar uma estratégia olfativa eficaz:

Escritório com mesas e computadores e um difusor de aromas pendurado na parede.

Entenda seu público e seus objetivos

Analise quem são os seus clientes e quais objetivos você busca ao proporcionar uma experiência sensorial. Pergunte-se qual sensação (acolhimento, energia, conforto, apetite) você deseja despertar.

Mapeie os ambientes da empresa 

Identifique os principais pontos de contato com o público. Avalie quais espaços pedem aromas diferentes ou mais sutis, como recepção, área de vendas, salas de espera ou ambientes de relaxamento.

Defina sua estratégia sensorial

Escolha qual mensagem ou sentimento a sua marca quer transmitir. Defina se o aroma será voltado para criar uma atmosfera relaxante, motivadora e estimulante.

Escolha e teste o aroma ideal

Alinhe a fragrância com a identidade da marca. Realize testes com funcionários e clientes para encontrar o aroma que melhor representa a empresa e agrada a maior parte do público.

Implemente os difusores corretamente

Instale aparelhos de distribuição de aromas nos ambientes estratégicos e oriente toda a equipe sobre a importância do olfato como parte da experiência.

Conte com suporte especializado

Empresas especializadas em marketing olfativo oferecem consultoria e criação de fragrâncias exclusivas. Essas parcerias ajudam a evitar escolhas inadequadas, garantir a instalação correta dos equipamentos e evoluir a estratégia conforme o comportamento dos clientes.

Cuide da escolha do aroma

A seleção da fragrância deve levar em conta o perfil do público, valores da empresa, possíveis reações alérgicas e a intensidade do cheiro. Aposte no equilíbrio: fragrâncias suaves deixam o ambiente agradável sem provocar desconforto, garantindo que a experiência seja positiva para todos.

Aposte na experiência olfativa e diferencie sua marca

Agora que você já sabe o que é marketing olfativo e como essa ferramenta estratégica pode reforçar a identidade da sua empresa e criar conexões emocionais profundas com o público, é hora de colocar essa inovação em prática. 

Não deixe para depois: transformar o ambiente do seu negócio com a escolha certa de fragrância é uma forma poderosa de surpreender, engajar e fidelizar seus clientes. 

Dê um passo à frente no mercado e ofereça uma experiência que vai muito além do comum. Para começar, fale com um especialista Olyra.

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ícone de favorito olyra

A Olyra é uma empresa especializada em marketing olfativo e aromatização de ambientes, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Em toda essa trajetória, são mais de 1 milhão de metros quadrados aromatizados e mais de 4000 clientes ativos de diversos mercados, como hotelaria, comércio, economia, restaurantes, academias, entre outros.

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