O que a Melissa, a Amor em Pedaços e a Starbucks têm em comum? Todas essas marcas são referências quando falamos sobre o que é marketing olfativo.
As lojas da Melissa, por exemplo, têm cheiro de chiclete de tutti-frutti para cativar as consumidoras, principalmente as mais jovens. Já a Amor em Pedaços, rede de doces e bolos, é sempre lembrada pelo cheiro de chocolate com morango que aguça os sentidos de quem entra na loja. Outra empresa com cheiro característico é a Starbucks, franquia de bebidas à base de café, que utiliza o aroma da bebida de forma sútil para aumentar o desejo dos clientes.
Quer entender melhor o que é marketing olfativo e quais as vantagens dessa estratégia? Então, continue a leitura do post!
O que é marketing olfativo?

O marketing olfativo aposta no uso de fragrâncias personalizadas para atrair e fidelizar clientes. Como você sabe, o olfato ativa memórias, promovendo experiências e sensações e relevantes.
Prova disso é que somos transportados para a nossa infância ao sentir cheiro de terra molhada ou de bolo de cenoura com calda de chocolate quente.
Pesquisas sobre o tema comprovam a eficácia do que é marketing olfativo. Segundo a Focus in Future, ambientes aromatizados aumentam em 80% o desejo de compra dos clientes. Já um estudo realizado pela Universidade de Rockfeller (NY) concluiu que lembramos de 35% dos odores que sentimos, 5% das coisas que vemos e apenas 2% dos sons que ouvimos.
Assim, o marketing olfativo pode ser utilizado para destacar uma marca das concorrentes e despertar emoções positivas nos clientes.
Quais empresas mais se beneficiam do marketing olfativo?
Após entender o que é marketing olfativo, empresas de diferentes setores conseguem transformar a experiência do cliente por meio da aromatização. Veja onde a estratégia pode gerar mais resultados:

- Varejo: Lojas de vestuário, calçados, presentes e eletrônicos utilizam aromas para aumentar o tempo de permanência do cliente e estimular as compras.
- Hotelaria: Hotéis, pousadas e resorts apostam em fragrâncias marcantes para transmitir aconchego, limpeza e relaxamento, impactando o hóspede desde a chegada.
- Gastronomia: Restaurantes e confeitarias usam aromas para apurar o apetite e criar conexões emocionais com o cliente.
- Academias e espaços de bem-estar: Aromas energizantes promovem disposição, enquanto fragrâncias relaxantes ajudam na recuperação e no relaxamento.
- Clínicas e consultórios: Salas de espera aromatizadas deixam os clientes mais relaxados enquanto aguardam atendimento.
- Transporte: Ambientes de transporte, públicos ou privados, neutralizam odores desagradáveis, tornando o deslocamento mais confortável.
- Instituições financeiras: O aroma certo pode transformar o atendimento em bancos e agências em uma experiência mais leve e receptiva.
Quais as vantagens do marketing olfativo?
Ao descobrir o que é marketing olfativo, várias empresas passaram a apostar nessa estratégia para usufruir dos seguintes benefícios:
1. Destaca a marca da concorrência
Apostar em uma essência personalizada fará com que os clientes reconheçam uma marca. Um bom exemplo é a Nutty Bavarian, franquia de Castanhas Glaceadas. De acordo com uma pesquisa da própria empresa, 66,77% dos clientes decidem comprar o produto após sentirem seu cheiro.
Além disso, pelo aroma os consumidores já sabem que logo encontrarão um quiosque da Nutty Bavarian.
2. Melhora a experiência de compra
Cheiro de pipoca amanteigada, grama cortada, jabuticaba. Quantas vezes você já ouviu que esses cheiros remetem a infância e nos deixa nostálgicos?
Ao focar no que é marketing olfativo, uma marca torna as interações com os clientes cheias de significado. O objetivo é fazer com que uma fragrância faça com que os produtos sejam lembrados de forma positiva.
3. Ajuda a fidelizar os clientes
Estímulos positivos criam memórias olfativa na mente dos clientes e produzem sensações positivas como alegria e relaxamento;
Promover experiências sensoriais únicas é essencial para fidelizar clientes. E quanto mais fiel for o seu público, maiores as chances dele prover a marca e falar para os amigos o quanto gostam dos seus produtos e serviços. É o famoso marketing boca a boca.
4. Aumenta o desejo
Utilizar fragrâncias com cheiro de frutas ou de cafés especiais despertam o apetite e incitam o consumo dos itens vendidos na loja.
Além disso, ao investir em uma fragrância única empresas de diversos setores deixam os funcionários mais motivados, o que se traduz em melhorias emocionais e na criação de um ambiente de trabalho amigável.
5. Aumenta o tempo de permanência
Segundo um estudo da Trygg Engen, marcas que sabem o que é marketing olfativo e usam essa estratégia corretamente fazem com que os clientes fiquem mais tempo na loja. Esse tempo traz inúmeros benefícios como o aumento do consumo e, portanto, do volume de negócios.
Além de um cheiro agradável, ter uma boa iluminação, um ambiente bonito, uma boa trilha sonora e em um volume adequado contribui para o cliente queira ficar mais tempo em um ambiente.
6. Conquista novos clientes
Uma fragrância agradável desperta a curiosidade dos clientes que ao entrar na loja acabam comprando um produto ou utilizando um serviço. Isso é claro, serve tanto para clientes novos como para os já fidelizados.
A empresa também pode desenvolver uma estratégia de marketing em torno desse aspecto, atribuindo aromas específicos para diferentes produtos.
Sentir o cheirinho de um carro novo, relembrar o primeiro amor, experimentar uma sensação de bem-estar ao sentir o cheiro de uma fruta, tudo isso resume o que é o marketing olfativo. A estratégia que aumenta o alcance da marca e faz com que ela se destaque da concorrência. Além disso, ajuda a aprimorar a jornada de compras do cliente.
Como implementar o marketing olfativo na sua empresa
Adotar o marketing olfativo na sua empresa exige planejamento, pesquisa e atenção aos detalhes. Siga este passo a passo para criar uma estratégia olfativa eficaz:

Entenda seu público e seus objetivos
Analise quem são os seus clientes e quais objetivos você busca ao proporcionar uma experiência sensorial. Pergunte-se qual sensação (acolhimento, energia, conforto, apetite) você deseja despertar.
Mapeie os ambientes da empresa
Identifique os principais pontos de contato com o público. Avalie quais espaços pedem aromas diferentes ou mais sutis, como recepção, área de vendas, salas de espera ou ambientes de relaxamento.
Defina sua estratégia sensorial
Escolha qual mensagem ou sentimento a sua marca quer transmitir. Defina se o aroma será voltado para criar uma atmosfera relaxante, motivadora e estimulante.
Escolha e teste o aroma ideal
Alinhe a fragrância com a identidade da marca. Realize testes com funcionários e clientes para encontrar o aroma que melhor representa a empresa e agrada a maior parte do público.
Implemente os difusores corretamente
Instale aparelhos de distribuição de aromas nos ambientes estratégicos e oriente toda a equipe sobre a importância do olfato como parte da experiência.
Conte com suporte especializado
Empresas especializadas em marketing olfativo oferecem consultoria e criação de fragrâncias exclusivas. Essas parcerias ajudam a evitar escolhas inadequadas, garantir a instalação correta dos equipamentos e evoluir a estratégia conforme o comportamento dos clientes.
Cuide da escolha do aroma
A seleção da fragrância deve levar em conta o perfil do público, valores da empresa, possíveis reações alérgicas e a intensidade do cheiro. Aposte no equilíbrio: fragrâncias suaves deixam o ambiente agradável sem provocar desconforto, garantindo que a experiência seja positiva para todos.
Aposte na experiência olfativa e diferencie sua marca
Agora que você já sabe o que é marketing olfativo e como essa ferramenta estratégica pode reforçar a identidade da sua empresa e criar conexões emocionais profundas com o público, é hora de colocar essa inovação em prática.
Não deixe para depois: transformar o ambiente do seu negócio com a escolha certa de fragrância é uma forma poderosa de surpreender, engajar e fidelizar seus clientes.
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