O que a Melissa, a Amor em Pedaços e a Starbucks têm em comum? Todas essas marcas são referências quando falamos sobre o que é marketing olfativo.
As lojas da Melissa, por exemplo, têm cheiro de chiclete de tutti-frutti para cativar as consumidoras, principalmente as mais jovens. Já a Amor em Pedaços, rede de doces e bolos, é sempre lembrada pelo cheiro de chocolate com morango que aguça os sentidos de quem entra na loja. Outra empresa com cheiro característico é a Starbucks, franquia de bebidas à base de café, que utiliza o aroma da bebida de forma sútil para aumentar o desejo dos clientes.
Quer entender melhor o que é marketing olfativo e quais as vantagens dessa estratégia? Então, continue a leitura do post!
O que é marketing olfativo?
O marketing olfativo aposta no uso de fragrâncias personalizadas para atrair e fidelizar clientes. Como você sabe, o olfato ativa memórias, promovendo experiências e sensações e relevantes.
Prova disso é que somos transportados para a nossa infância ao sentir cheiro de terra molhada ou de bolo de cenoura com calda de chocolate quente.
Pesquisas sobre o tema comprovam a eficácia do que é marketing olfativo. Segundo a Focus in Future, ambientes aromatizados aumentam em 80% o desejo de compra dos clientes. Já um estudo realizado pela Universidade de Rockfeller (NY) concluiu que lembramos de 35% dos odores que sentimos, 5% das coisas que vemos e apenas 2% dos sons que ouvimos.
Assim, o marketing olfativo pode ser utilizado para destacar uma marca das concorrentes e despertar emoções positivas nos clientes.
Quais as vantagens do marketing olfativo?
Ao descobrir o que é marketing olfativo, várias empresas passaram a apostar nessa estratégia para usufruir dos seguintes benefícios:
1. Destaca a marca da concorrência
Apostar em uma essência personalizada fará com que os clientes reconheçam uma marca. Um bom exemplo é a Nutty Bavarian, franquia de Castanhas Glaceadas. De acordo com uma pesquisa da própria empresa, 66,77% dos clientes decidem comprar o produto após sentirem seu cheiro.
Além disso, pelo aroma os consumidores já sabem que logo encontrarão um quiosque da Nutty Bavarian.
2. Melhora a experiência de compra
Cheiro de pipoca amanteigada, grama cortada, jabuticaba. Quantas vezes você já ouviu que esses cheiros remetem a infância e nos deixa nostálgicos?
Ao focar no que é marketing olfativo, uma marca torna as interações com os clientes cheias de significado. O objetivo é fazer com que uma fragrância faça com que os produtos sejam lembrados de forma positiva.
3. Ajuda a fidelizar os clientes
Estímulos positivos criam memórias olfativa na mente dos clientes e produzem sensações positivas como alegria e relaxamento;
Promover experiências sensoriais únicas é essencial para fidelizar clientes. E quanto mais fiel for o seu público, maiores as chances dele prover a marca e falar para os amigos o quanto gostam dos seus produtos e serviços. É o famoso marketing boca a boca.
4. Aumenta o desejo
Utilizar fragrâncias com cheiro de frutas ou de cafés especiais despertam o apetite e incitam o consumo dos itens vendidos na loja.
Além disso, ao investir em uma fragrância única empresas de diversos setores deixam os funcionários mais motivados, o que se traduz em melhorias emocionais e na criação de um ambiente de trabalho amigável.
5. Aumenta o tempo de permanência
Segundo um estudo da Trygg Engen, marcas que sabem o que é marketing olfativo e usam essa estratégia corretamente fazem com que os clientes fiquem mais tempo na loja. Esse tempo traz inúmeros benefícios como o aumento do consumo e, portanto, do volume de negócios.
Além de um cheiro agradável, ter uma boa iluminação, um ambiente bonito, uma boa trilha sonora e em um volume adequado contribui para o cliente queira ficar mais tempo em um ambiente.
6. Conquista novos clientes
Uma fragrância agradável desperta a curiosidade dos clientes que ao entrar na loja acabam comprando um produto ou utilizando um serviço. Isso é claro, serve tanto para clientes novos como para os já fidelizados.
A empresa também pode desenvolver uma estratégia de marketing em torno desse aspecto, atribuindo aromas específicos para diferentes produtos.
Sentir o cheirinho de um carro novo, relembrar o primeiro amor, experimentar uma sensação de bem-estar ao sentir o cheiro de uma fruta, tudo isso resume o que é o marketing olfativo. A estratégia que aumenta o alcance da marca e faz com que ela se destaque da concorrência. Além disso, ajuda a aprimorar a jornada de compras do cliente.
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