home-automation-with-camera-table 2 (1)
Início » Marketing » O que é marketing olfativo e quais as suas vantagens?

O que é marketing olfativo e quais as suas vantagens?

O que a Melissa, a Amor em Pedaços e a Starbucks têm em comum? Todas essas marcas são referências quando falamos sobre o que é marketing olfativo.

As lojas da Melissa, por exemplo, têm cheiro de chiclete de tutti-frutti para cativar as consumidoras, principalmente as mais jovens. Já a Amor em Pedaços, rede de doces e bolos, é sempre lembrada pelo cheiro de chocolate com morango que aguça os sentidos de quem entra na loja. Outra empresa com cheiro característico é a Starbucks, franquia de bebidas à base de café, que utiliza o aroma da bebida de forma sútil para aumentar o desejo dos clientes.

Quer entender melhor o que é marketing olfativo e quais as vantagens dessa estratégia? Então, continue a leitura do post!

O que é marketing olfativo?

O marketing olfativo aposta no uso de fragrâncias personalizadas para atrair e fidelizar clientes. Como você sabe, o olfato ativa memórias, promovendo experiências e sensações e relevantes.

Prova disso é que somos transportados para a nossa infância ao sentir cheiro de terra molhada ou de bolo de cenoura com calda de chocolate quente. 

Pesquisas sobre o tema comprovam a eficácia do que é marketing olfativo. Segundo a Focus in Future, ambientes aromatizados aumentam em 80% o desejo de compra dos clientes. Já um estudo realizado pela Universidade de Rockfeller (NY) concluiu que lembramos de 35% dos odores que sentimos, 5% das coisas que vemos e apenas 2% dos sons que ouvimos.

Assim, o marketing olfativo pode ser utilizado para destacar uma marca das concorrentes e despertar emoções positivas nos clientes.

Quais as vantagens do marketing olfativo?

Ao descobrir o que é marketing olfativo, várias empresas passaram a apostar nessa estratégia para usufruir dos seguintes benefícios:

1. Destaca a marca da concorrência

Apostar em uma essência personalizada fará com que os clientes reconheçam uma marca. Um bom exemplo é a Nutty Bavarian, franquia de Castanhas Glaceadas. De acordo com uma pesquisa da própria empresa, 66,77% dos clientes decidem comprar o produto após sentirem seu cheiro.

Além disso, pelo aroma os consumidores já sabem que logo encontrarão um quiosque da Nutty Bavarian.

2. Melhora a experiência de compra

Cheiro de pipoca amanteigada, grama cortada, jabuticaba. Quantas vezes você já ouviu que esses cheiros remetem a infância e nos deixa nostálgicos?

Ao focar no que é marketing olfativo, uma marca torna as interações com os clientes cheias de significado. O objetivo é fazer com que uma fragrância faça com que os produtos sejam lembrados de forma positiva.

3. Ajuda a fidelizar os clientes

Estímulos positivos criam memórias olfativa na mente dos clientes e produzem sensações positivas como alegria e relaxamento;

Promover experiências sensoriais únicas é essencial para fidelizar clientes. E quanto mais fiel for o seu público, maiores as chances dele prover a marca e falar para os amigos o quanto gostam dos seus produtos e serviços. É o famoso marketing boca a boca.

4. Aumenta o desejo

Utilizar fragrâncias com cheiro de frutas ou de cafés especiais despertam o apetite e incitam o consumo dos itens vendidos na loja.

Além disso, ao investir em uma fragrância única empresas de diversos setores deixam os funcionários mais motivados, o que se traduz em melhorias emocionais e na criação de um ambiente de trabalho amigável.

5. Aumenta o tempo de permanência

Segundo um estudo da Trygg Engen, marcas que sabem o que é marketing olfativo e usam essa estratégia corretamente fazem com que os clientes fiquem mais tempo na loja. Esse tempo traz inúmeros benefícios como o aumento do consumo e, portanto, do volume de negócios.

Além de um cheiro agradável, ter uma boa iluminação, um ambiente bonito, uma boa trilha sonora e em um volume adequado contribui para o cliente queira ficar mais tempo em um ambiente.

6. Conquista novos clientes

Uma fragrância agradável desperta a curiosidade dos clientes que ao entrar na loja acabam comprando um produto ou utilizando um serviço. Isso é claro, serve tanto para clientes novos como para os já fidelizados.

A empresa também pode desenvolver uma estratégia de marketing em torno desse aspecto, atribuindo aromas específicos para diferentes produtos.

Sentir o cheirinho de um carro novo, relembrar o primeiro amor, experimentar uma sensação de bem-estar ao sentir o cheiro de uma fruta, tudo isso resume o que é o marketing olfativo. A estratégia que aumenta o alcance da marca e faz com que ela se destaque da concorrência. Além disso, ajuda a aprimorar a jornada de compras do cliente.

Quer continuar bem informado sobre o assunto? Então, continue lendo o nosso blog!

A Olyra é uma empresa especializada em marketing olfativo e aromatização de ambientes, com mais de 10 anos de experiência no mercado. Em toda essa trajetória, são mais de 1 milhão de metros quadrados aromatizados e mais de 4000 clientes ativos de diversos mercados, como hotelaria, comércio, economia, restaurantes, academias, entre outros.